Canyoning

Belíssimas paisagens, cascatas imponentes, água cristalina e muita diversão são algumas das características do Canyoning, que atraem um número cada vez maior de adeptos.

Este desporto consiste, basicamente, na descida de rios, a pé, pelo seu leito, em zonas declivadas, recorrendo a técnicas como rapel, slide, destrepe, rapel guiado, saltos para a água e tobogãs como forma de ultrapassar os diferentes obstáculos naturais.

Portugal apresenta um conjunto de fatores que o torna um destino de excelência para a prática desta modalidade. Possui uma grande diversidade de rios (desde os de iniciação até aos mais exigentes) com águas , em geral, límpidas, temperaturas muito apelativas, fantásticos enquadramentos naturais e condições climatéricas muito favoráveis, permitindo a sua prática durante um período aproximado de 9 meses por ano.

Em Portugal Continental a maior parte dos itinerários ficam localizados na zona norte do país, mais precisamente, nas serras do Gerês, Freita, Alvão, Arga, Cabreira e Montemuro.