A Escalada Livre é a base deste desporto. É praticada de diversas formas e pode ser definida como aquela em que todos os utensílios são usadas somente para garantir a segurança do escalador, enquanto o avanço vertical ocorre pelo seu próprio esforço. Dentro da Escalada livre podemos definir vários estilos: Escalada Clássica, Escalada Desportiva, Boulder, Escalada Indoor e Escalada de Solo.
A Escalada Clássica consiste na ascensão de vias longas de vários largos com uma longitude que pode variar dos 100m e os 2000m. Implica um contacto mais íntimo com a natureza já que, muitas vezes, a via está isolada de tudo, exigindo longas caminhadas de aproximação e deixando o escalador exposto às variações climatéricas.
A Escalada Desportiva é realizada em pequenas paredes (falésias) de 1 largo com inclinação, muitas vezes, negativa. O maior desafio é o grau de dificuldade. O escalador deve fazer uso de toda a sua força, resistência e flexibilidade para atingir o topo da via sem interrupções.
Boulder é a escalada de pequenos blocos de rocha. É a forma mais simples e pura de escalar. Oferece uma liberdade total para prescindir da corda e do equipamento, já que é executada a poucos metros do solo.
A Escalada Indoor é realizada em muros de madeira com presas de plástico. Pode ser utilizada como treino para melhorar a técnica ou a força.
A Escalada de Solo, é realizada sem cordas, arnês ou qualquer outro equipamento de segurança. Este é um estilo realizado por poucos pois, um erro pode ser fatal.